segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Escolas da rede municipal de Viçosa terão diretores e adjuntos eleitos pelo voto direto




Escolas da rede municipal de Viçosa terão diretores e adjuntos eleitos pelo voto direto da comunidade escolar

As escolas da rede municipal de Viçosa já deram início ao processo para a realização da primeira eleição de diretores gerais e diretores-adjuntos através do voto direito de professores, funcionários, pais e alunos. Trata-se do programa de Gestão Democrática implantado no município em 2010, por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, através da Comissão Mobilizadora do Processo de Gestão Democrática.

Segundo a coordenadora da comissão, Maria Edileusa Vilela, o processo de gestão democrática foi implantado no ano passado com a eleição de conselheiros escolares, o que se tornou um marco para a educação de Viçosa.

“A gestão democrática é uma ação da gestão do prefeito Flaubert Filho e da secretária Ana Paula Calazans, que compreenderam a importância desse processo, a partir do que está posto na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases n° 9.394/96. Dessa forma, nós que fazemos a comissão ressaltamos o compromisso social dos nossos gestores em fazer o que está posto na lei, e conclamamos a participação de toda a comunidade escolar”, disse, acrescentando que, antes, os diretores eram indicados pelo poder público e, agora, passa a ser feita por eleição direta.

A Secretaria de Educação de Viçosa baixou a lei municipal de n° 825, de 15 de abril de 2011, e o decreto n° 728, de 18 de abril de 2011, para servirem de bases legais para o processo de eleição de gestão democrática. A eleição servirá para incentivar a participação da comunidade escolar, descentralizar a organização e dar autonomia à comissão para eleger seus próprios candidatos para a direção das instituições de ensino.

Para garantir a participação de toda a comunidade escolar, a Secretaria de Educação está promovendo encontros de mobilização e sensibilização em dez escolas do município. O próximo passo será a inscrição, homologação e a campanha eleitoral dos candidatos. As eleições serão realizadas no dia 25 de novembro e a posse dos candidatos vencedores está prevista para o dia 10 de janeiro de 2012.

Para em dez escolas do município se candidatar, a diretor o proponente terá que responder alguns pré-requisitos: compreender o contexto em que a escola está inserida, pensar a educação e seu fazer pedagógico, estimular a procura de superação dos desafios cotidianos, exercer os princípios básicos do educador, que são caráter, compromisso e competência, e estar aberto ao dialogo, respeitando as diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário