TIMBÓ



A comunidade do Timbó está de parabéns e agradecido pelas ações realizadas pelo atual prefeito do município Areski Damara de Omena Freitas,o amigo “KIL”. Ações estas, que valorizam a comunidade em todos os aspectos: Calçamento das ruas, uma ambulância que tanto precisávamos, implantação dos programas federais como PETI e Projovem Adolescente. São obras de infraestrutura e saúde entre tantas outras que melhoram a qualidade de vida da população local. Os Timboense parabeniza o prefeito Kil e deseja muito mais sucesso na gestão e sentenciona: “O povo palmarino está aprovando o trabalho que ele vem fazendo na cidade”.

############## CLICK NA IMAGEM, E VEJA TODAS AS NOTICIAS DO TIMBÓ###########





                                               HISTÓRIA DO TIMBÓ

HISTÓRIA DO DISTRITO DE TIMBÓ Segundo relatos de Rosália Maria da Silva conhecida como: D. Rosália, nascida em 18/05/1915 no Município de Pilar, sendo hoje a moradora mais velha e antiga hoje no Distrito de Timbó.
Rosália Maria da Silva Ao chegar em Timbó no ano de 1934, já existia a ruinha onde os atuais donos era a família Albuquerque, tendo como Patriarca o Sr. Herculano José de Albuquerque nascido em 18/06/1866 e falecido em 09/07/1948 e como Matriarca a Sra. Formozinda Freitas de Albuquerque, nascida em 18/03/1876 e falecida em 03/04/1953, dando origem ao nome popularmente conhecido por: Timbó dos Culas.
Casa Construída para O Sr. Herculano José de Albuquerque e sua esposa Formozinda Freitas de Albuquerque Sendo os filhos do casal: • Major Enéas de Albuquerque, que foi o fundador da primeira ruinha do Timbó em 1902. · José Herculano de Albuquerque, popularmente conhecido por: Zé Cula • Dr. Eládio José de Albuquerque ( Veterinário ) • Dr. Eloy José de Albuquerque ( Veterinário ) nascido em 13/02/1901 e falecido em 13/05/1918. • Major Júlio Herculano de Albuquerque • Josefa Freitas Albuquerque, popularmente conhecida por: D. Duda • Evilásia de Albuquerque • Agripino José de Albuquerque
Casa Construída para o Major Enéas de Albuquerque
Casa Construída para o Sr. José Herculano de Albuquerque (Zé Cula).
Já segundo relatos do Sr. José Carlos da Silva, conhecido popularmente por: Zé Carlos do Timbó um dos filhos da moradora mais velha e antiga do Distrito de Timbó a D. Rosália
Sr. José Carlos da Silva (Zé Carlos) Nessa época a família Albuquerque era uma família tradicional e muito conhecida em toda região, eram fazendeiros conhecidos e muito respeitados, viviam do cultivo do café, algodão, milho, feijão, cana-de-açúcar, criavam gado, também tinham fábrica de fumo, queijo, padaria, mercearia, duas casas de farinha, um alambique, dois engenhos, olaria, etc,. Dentre os prédios antigos está a Igreja.
Igreja do Distrito de Timbó Onde acontece os festejos a Padroeira Nossa Senhora da Piedade e a São Sebastião, que vem sendo realizados desde o século XVIII, quando a família Albuquerque iniciou os festejos aos santos, além das festas religiosas existiam as festas folclóricas como: Pastoril, Reisado, Baianada, Cavalhada e etc,. Já no ano de 1963 Dr. Eloy José de Albuquerque, com a Reforma do então Presidente Getúlio Vargas, onde todo trabalhador tinha que ser fichado e receber férias e decimo, pensando Ele, que não conseguiria pagar pela quantidade de empregados que tinha na fazenda, pensou que perderiam tudo e ficariam sem nada, logo a família decidiu arrendar uma parte da fazenda a Usina Laginha, onde logo após um ano foi vendida e Usina. Logo após a venda a família Albuquerque foi embora para Maceió. Depois de vendida a Usina passou a ser responsável pela fazenda. Ainda na época da família Albuquerque, o então Prefeito Eziquio Correia de Araújo construiu o mercado e o matadouro, onde também foi construído o Grupo Escolar Herculano Albuquerque, homenageando com o nome do seu já antigo dono.
Escola Municipal Herculano Albuquerque No ano de 1976 o atual Prefeito Dr. Manoel Gomes de Barros, filho do Dr. Antônio Gomes de Barros que na época era vice- governador, colocaram energia elétrica, em 1978 foi colocado água encanada. Logo em seguida o atual Prefeito Rosiber Oliveira Melo, fez o calçamento, no ano de 1988 o então Prefeito Dr. Iran Menezes, construiu o Posto de Saúde que leva o nome da falecida, a Matriarca da família Albuquerque, Posto de Saúde Formizinda Freitas de Albuquerque. Construiu também, a Delegacia, a Sede Comunitária, ampliou a então Escola Municipal Herculano Albuquerque que também leva o nome do falecido Patriarca da família Albuquerque, o Sr. Herculano José de Albuquerque, que nessa época tinha como Diretora a neta do Herculano José de Albuquerque, a Sra. Celeste Maria de Albuquerque Castro que era casada com o braço direito do Prefeito Dr. Iran Menezes aqui no Povoado, o Sr. Rubens Praxedes de Castro que também era primo da sua esposa, onde foram os últimos da família Albuquerque que moraram aqui no Timbó, indo embora no ano de 1994.
##Casa onde morou o Sr. Rúbens Praxedes de Castro e sua esposa Celeste Maria de Albuquerque Castro## Quando o Prefeito José Praxedes Neto assumiu, nomeou como Diretora da Escola Municipal Herculano Albuquerque a Sra. Denize Ribeiro da Silva e como liderança do Povoado do Timbó o Sr. José Carlos da Silva, desde então todos os Prefeitos eleitos mantiveram o Zé Carlos como liderança até os dias atuais, onde o mesmo não deixou que a tradição dos festejos e comemoração da padroeira fossem esquecidos, fazendo no primeiro domingo do mês de dezembro a festa do Padre Cicero, segundo o Zé Carlos a festa é realizada no mês de dezembro porque foi nesse mês que a imagem do santo chegou ao povoado trazido pelo Sr. José Fideles, a segunda festa é realizada no mês de janeiro homenageando o São Sebastião que vem sendo realizada desde que a família Albuquerque chegou até aqui, e a terceira festa é realizada no mês de março em homenagem a padroeira do Timbó a Nossa Senhora da Piedade. No ano de 2008 o Posto de Saúde Formozinda Freitas de Albuquerque foi reformado pelo então Prefeito Areski Damara de Omena Freitas Júnior onde passou a ter atendimento médico todas as terças- feiras, ampliando o PSF na comunidade. A Delegacia que antes funcionava hoje foi transformada numa residência , na Sede Comunitária hoje funciona o PETI, também foi aberta uma Extensão da Escola Municipal Herculano Albuquerque, devido ao aumento da quantidade de alunos, pois hoje a Escola atende a toda região inclusive recebe alunos de outro Município como Branquinha, e também ouve um relativo aumento da população segundo os Agentes de Saúde, Cipriano Paulino da Silva e Givaldo Laurindo dos Santos, onde mostram que a população atual é de 687 habitantes. O Timbó passou por muitas modificações; algumas casas da fazenda foram derrubadas e no local há hoje plantações de cana-de-açúcar. Alguns moradores foram embora, outros construíram novas moradias aqui mesmo. Em 23 de junho de 2009 o atual Prefeito Areski Damara de Omena Freitas Júnior, sancionou a seguinte Lei: LEI Nº 1141/2009 Art. 1º –Fica elevado a Categoria de Distrito o Povoado do Timbó, situado na Zona Rural deste Município. Depois que o Povoado passou a Categoria de Distrito, a comunidade recebeu alguns benefícios como: uma ambulância, coleta do lixo, associação dos moradores, uma caixa postal, também temos acesso a internet dentre outros benefícios que facilitam a vida dos moradores. Atualmente o que atrai os visitantes além dos antigos casarões, são os festejos religiosos e esportivos e também um banho de bica com suas águas sempre frias e cristalinas, cercado por árvores e imensos rochedos que fica a um quilometro do Distrito, ao lado há uma casinha rodeada de bancos onde as pessoas sentam para apreciar a bela paisagem.
Prédio dos Programas ofertados no Distrito
Professor Sandreilson Pereira de Lima em entrevista com a Sr. Rosália Maria da Silva Moradora mais antiga do hoje Distrito Timbó - Maio/2011
Professora Adriana Maria Ribeiro da Silva em entrevista com a Sr. Rosália Maria da Silva Moradora mais antiga do hoje Distrito Timbó - Maio/2011 Lápidas da Família Herculano cravadas na parede da igreja católica onde os corpos foram enterrados
Autores: • Adriana Maria Ribeiro da Silva • Sandreilson Pereira de Lima • Fábio Francisco dos Santos Entrevistados: • Rosália Maria da Silva • José Carlos da Silva Colaboradores: • Denize Ribeiro da Silva • Celeste Maria de Albuquerque Castro • Cipriano Paulino da Silva • Givaldo Laurindo dos Santos • Hilda Maria da Silva Dantas • Maria Lúcia Dantas da Silva • Maria Luciene da Silva • Jeane da Silva

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pela publicação sobre a família Albuquerque. Porém, faço uma ressalva para que seja feita correção quanto ao nome de um dos filhos do Major Cula, onde consta o nome de AGRIPINO JOSÉ DE ALBUQUERQUE, quando na verdade seu nome de batismo era AGRIPINO DE ALBUQUERQUE FREITAS.
    OBS.: AGRIPINO DE ALBUQUERQUE FREITAS faleceu em setembro de 2001.

    Agradece: Fernando Sérgio, neto de AGRIPINO ALBUQUERQUE, filho de Claudete Vasconcelos de Albuquerque.

    ResponderExcluir
  3. Josuel, filho do fiscal de campo Conhecido como sr. 'Juca' gostaria de fazer parte dessa historia.Na qual tive a infância e adolescência nesse povoado,Gostei muito da história a onde eu morei bastante tempo.

    Assinado: Josuel.

    ResponderExcluir
  4. Ola historia linda tbm tive o enorme prazer de ser dessa terra maravilhosa ,até gostaria de fazer amizade com pessoas do timbo e asim ver se eu descobria o paradeiro da minha mãe biologica q mora ou morou ai assinado cristina silva

    ResponderExcluir