ESCOLA



A Escola Herculano de Albuquerque realizou ações muito significativas em 2011, tendo todo o apoio da Secretaria Municipal de Educação. A Escola, ampliada em 1963 pelo governo de Luiz Cavalcanti, será ampliada para atender a demanda da comunidade, devendo ganhar duas novas salas de aula, além de outros serviços e, ainda uma quadra de esportes coberta. A escola comporta atualmente mais de 400 alunos e deverá ter esse número ampliado para 500 a partir deste ano letivo.  O secretário de Educação, Josafá Campos, parabeniza professores, coordenadores, diretora, alunos e pais pelas atividades realizadas. “Agradeço também ao prefeito Areski Freitas pelo apoio e dedicação no quesito educação em União dos Palmares”, concluiu o secretário.


HERCULANO NOTÍCIAS
Jornal da Escola Municipal Herculano Albuquerque – Distrito do Timbó – União dos Palmares – AL/ Janeiro de 2012 – Nº 01

 





ESCOLA PARTICIPA DE DESFILE NOS 180 ANOS DE UNIÃO DOS PALMARES

DE EMANCIPAÇÃO DE UNIÃO DOS PALMARES
ESCOLA E A MÍDIA
Escola e mídia. Duas instituições que estão cada vez mais próximas e, ao mesmo tempo, distantes. Acredito que as redes sociais vão ajudar a fazer da sala de aula um ambiente mais interativo e dialógico, pois o modelo unidirecional da comunicação, no qual o professor fala e o aluno ouve, será substituído pelo modelo das redes em que todos os sujeitos têm vez e voz. Pensando assim a Escola Herculano criou uma página no orkut, e um blog que mostra uma variedade de links, sobre todas as atividades realizadas pelos alunos e plano de trabalho da escola anualmente. Acesse e confira o portal Herculano:      Blog:WWW.escolaherculano.blogspot.com                         Email:esc.mun.herculanoalbuquerque.com  esc.mun.herculanoalbuquerque@hotmail.com



              


Prefeito “Kil” leva ações ao Timbó
 A comunidade do Timbó está de parabéns e agradecido pelas ações realizadas pelo atual prefeito do município Areski Damara de Omena Freitas,o amigo “KIL”. Ações estas, que valorizam a comunidade em todos os aspectos: Calçamento das ruas, uma ambulância que tanto precisávamos, implantação dos programas federais como PETI e Projovem Adolescente. São obras de infraestrutura e saúde entre tantas outras que melhoram a qualidade de vida da população local. Os Timboense parabeniza o prefeito Kil e deseja muito mais sucesso na gestão e sentenciona: “O povo palmarino está aprovando o trabalho que ele vem fazendo na cidade”.


AMPLIAÇÃO DA ESCOLA HERCULANO
 A Escola Herculano de Albuquerque realizou ações muito significativas em 2011, tendo todo o apoio da Secretaria Municipal de Educação. A Escola, ampliada em 1963 pelo governo de Luiz Cavalcanti, será ampliada para atender a demanda da comunidade, devendo ganhar duas novas salas de aula, além de outros serviços e, ainda uma quadra de esportes coberta. A escola comporta atualmente mais de 400 alunos e deverá ter esse número ampliado para 500 a partir deste ano letivo.  O secretário de Educação, Josafá Campos, parabeniza professores, coordenadores, diretora, alunos e pais pelas atividades realizadas. “Agradeço também ao prefeito Areski Freitas pelo apoio e dedicação no quesito educação em União dos Palmares”, concluiu o secretário.

A ESCOLA comemorou os 180 ANOS de EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE UNIÃO DOS PALMARES, em 13 de Outubro de 2011 abordando o tema  PROMOÇÃO SOCIAL. Tema este que, demonstrou a partir de um breve histórico a importância dos programas desenvolvidos no município de União dos Palmares, seja ele de nível Municipal ou Federal, pois expressa um conjunto de ações relativas à acolhida, informação, orientação e inserção em serviços da assistência social, tais como socioeducativos e de convivência, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda e, especialmente, acompanhamento sociofamiliar. Abordou o tema em alas tais como: CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social; PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA; CRAS – Centro de Referência de Assistência Social; PROJOVEM ADOLESCENTE e CONSELHO TUTELAR.
EQUIPE GESTORA
               
3º LUGAR NO “JEPS” 2011
A Escola Herculano Albuquerque realizou no, 16/12/2011 no Estádio João Lyra Filho no Distrito do Timbó um amistoso comemorativo o 3º  lugar nos jogos estudantis palmarino – JEPS 2011, na categoria futebol de campo. Foi um show de bola, com direito a torcida organizada e até narração do jogo com o locutor, professor Gleison. Os Meninos mostraram que acima de tudo a determinação teve seu papel fundamental no meio do grupo, que tem como seu treinador, o Professor de Educação Física, (José Gleison). “Mostramos que a escola do campo também tem talentos e, que podemos fazer uma educação de qualidade”, concluiu o coordenador da escola Sandreilson Lima.
 
ESCOLA E A MÍDIA
Escola e mídia. Duas instituições que estão cada vez mais próximas e, ao mesmo tempo, distantes. Acredito que as redes sociais vão ajudar a fazer da sala de aula um ambiente mais interativo e dialógico, pois o modelo unidirecional da comunicação, no qual o professor fala e o aluno ouve, será substituído pelo modelo das redes em que todos os sujeitos têm vez e voz. Pensando assim a Escola Herculano criou uma página no orkut, e um blog que mostra uma variedade de links, sobre todas as atividades realizadas pelos alunos e plano de trabalho da escola anualmente. Acesse e confira o portal Herculano:
Blog:         WWW. escolaherculano. blogspot.com



   


Verde, branco e vermelho: estas são as cores presentes na bandeira da Escola Municipal Herculano Albuquerque – Núcleo V. Cores estas, estampadas na bandeira de nossa querida cidade de UNIÃO. A criação da mesma se fez necessário pelo caráter cívico e representativo nos eventos comemorativos da comunidade local e da própria cidade, como a Emancipação Política da Cidade de União dos Palmares e tantos outros. A bandeira foi inaugurada pela primeira vez em eventos oficiais, no desfile do dia 13 de outubro na Emancipação Política da Cidade. Foi criada pela iniciativa dos coordenadores Adriana Maria Ribeiro da Silva e Sandreilson Pereira de Lima, com criação e designer de Wagner Love.






Entra ano, sai ano, e todo diretor compartilha com a equipe gestora as mesmas preocupações: o que fazer para que as crianças se alfabetizem de verdade e a escola não tenha mais nenhum aluno em séries avançadas que não saiba ler e escrever? E como acabar de vez com a repetência e a evasão escolar?
Pensando nisso a equipe gestora da Escola Municipal Herculano Albuquerque já se reúne para se preparar as METAS e AÇÕES para o ano letivo de 2012.  Relacionamos baixo algumas das metas da Escola para este ano:
*        Acompanhamento do desenvolvimento dos alunos;
*        Analisar e diminuir os índices de evasão, reprovação e distorção idade / ano de todos os seguimentos;
*        Acompanhamento do controle das frequências: alunos / professor (a)/ bolsa família;
*        Garantir um planejamento sistematizado de acordo com as necessidades de cada turma (atividade diversificada);
*        Diminuição da evasão na Educação de Jovens e Adultos;
*        Realizar as metas estabelecidas no PDE;
*        Articulação do Gestor com os diferentes seguimentos da escola;
*         Elaboração de cronograma e legitimação das reuniões internas;
*         Avaliação e reestruturação do Projeto Político Pedagógico;
*        Cronograma de ações desenvolvidas na escola por etapas;
*        Articulação dos Gestores, nas questões pedagógicas, técnicas e administrativas;
*        Articulação com a comunidade externa da Escola;
*        Entre outras.                                                                                         
 
.









    APRESENTAÇÃO CULTURAL    A Escola apresentou na quadra Municipal um AULÃO DE CAPOEIRA com os alunos, mostrando os movimentos básicos da iniciação da capoeira como esquivas à ginga junto com uma recreação dos jogos dos bichos. Outra apresentação foi uma DANÇA AFRA Explorada a dança na cultura afro-brasileira no contexto escolar contribuindo para que os alunos identifiquem e vivenciem aspectos da cultura popular que são parte da nossa história e do lugar onde vivemos, Descobrindo, e assumindo suas origens faz com que possam, a partir delas, criar e afirmar sua identidade de sujeito histórico e social.
               
 





!Fim imprevisto da fórmula


Criação da Bandeira da Escola
 A parceria entre escola e comunidade é indispensável para uma Educação de qualidade e dependem de uma boa relação entre familiares, gestores, professores, funcionários e estudantes. A nossa obrigação como pais é dar educação e formação geral aos nossos filhos. Não nos esqueçamos de que a única coisa que ninguém rouba é o conhecimento que adquirimos em casa e na escola, através da formação que recebemos de nossos pais e professores. Para que isso seja possível temos que nos conscientizarmos que educar os filhos dá muito trabalho, pois temos que nos policiar em nossas atitudes, não ter preguiça e ter a paciência de explicar tudo para os filhos, principalmente quando contrariamos os seus desejos. Dessa forma, vamos trabalhar juntos no ano letivo de 2012, caminhando sempre juntos para darmos uma educação melhor as nossas crianças.
                                                                                     Professor Sandreilson Lima    
                                                                                                                       


      ESPAÇO  EJA        A EJA em nossa Escola Incorpora atividades relacionadas à arte, ao esporte e à cultura, Utilizando linguagens alternativas, como a música, futebol, o cordel e o teatro, facilitando o aprendizado, principalmente de estudantes mais velhos, que geralmente têm mais proximidade com a cultura popular. Fizemos a diferença em 2011 chamando a atenção dos alunos de EJA com projetos de esportes, cultura e literatura. Um dos e o principal foi o campeonato feminino entre as alunas, promovido pelo professor de educação física Cícero Rodrigues.  Uma competição saudável na escola ao estimular a o lado esportivo. Realizamos, também,  produção de textos (prosa e poesia) por meio de rodas  literários realizados pela professora Jeane da Silva. "A culinária e costumes foi trabalhada, explorada nas aulas de Matemática, ao falar das quantidades de ingredientes utilizados em cada prato", pois acredito no sucesso dessas ações ao uso da linguagem oral - em que muitos adultos têm desenvoltura - juntamente com a escrita. Explica Sandreilson Lima, coordenador da EJA na escola.    PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS JOVENS E ADULTOS            
ESCOLA E COMUNIDADE UNIDAS POR UM ÚNICO OBJETIVO: “O ALUNO”

 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário